Assista os vídeos dos desenhos projetivos no YOUTUBE são  5 aulas explicativas

Participe do grupo de estudos  do whatsapp- envie um recado (12) 988980279 – Psicopedagoga Rosemeire Castro.

As Técnicas Projetivas utilizadas na avaliação psicopedagógica,  tem como objetivo investigar os vínculos que o sujeito pode estabelecer em três grandes domínios: O escolar, o familiar e  consigo mesmo, pelos quais é possível reconhecer três níveis em relação ao grau de consciência dos distintos aspectos que constituem o vínculo da aprendizagem. Sobre as provas projetivas, Weiss observa que: a maneira do sujeito perceber, interpretar e estruturar o material ou situação reflete os aspectos fundamentais do  seu psiquismo. É possível desse modo, buscar relações coma apreensão do conhecimento como procurar, evitar distorcer, omitir, esquecer algo que lhe é apresentado. Pode-se detectar, assim, obstáculos afetivos existentes nesse processo de aprendizagem de nível geral e especificamente escolar. (2003,P. 117).

Para Sara Paín, O que podemos avaliar por meio do desenho ou do relato é a capacidade do pensamento para construir uma organização coerente e harmoniosa e elaborar a emoção. Também permitirá avaliar a deteriorização que se produz no próprio pensamento. O pensamento fala por meio do desenho onde se diz mal ou não se diz nada, o que oferece a oportunidade de saber como o sujeito ignora.(1992, p. 61)

Visca observa que:  A interpretação de cada técnica projetiva deve ser realizada em função do sujeito em particular;

Não é necessário aplicar todas as provas e que é adequado utilizar somente aquelas que se considerem necessárias em função do que se observou;

► Observar que os critérios para interpretação devem somar-se aos critérios gerais do diagnóstico para a interpretação das provas.

Seleção das técnicas projetivas por vínculos:

► Vínculo escolar: Par Educativo – Eu com meus companheiros – A planta da sala de aula.

► Vínculo familiar: A planta da minha casa – Os quatro momentos do dia – Família Educativo

► Vínculo consigo mesmo: O dia do meu aniversário – Minhas férias – Fazendo o que mais gosta – O desenho em episódios.

Referência