Atividades de nomeação automática

Esta atividade consiste em possibilitar a criança o reconhecimento visual de imagens, pois, sabe-se que sem esse reconhecimento, não é possível trabalhar grafemas e traços. Para execução dessa atividade, espera-se que o professor apresente o cartão contendo todas as imagens, e a criança siga nominando-as. O tempo total para a realização não poderá exceder três minutos. O professor deve repetir esta atividade até que o tempo possa estar próximo dos três minutos. Repetir a vontade. Marcar o tempo no cronômetro da leitura da criança.

Pesquisas recentes relacionadas a aprendizagem da leitura e escrita referem a importância da nomeação automática rápida de estímulos visuais, como um dos pré-requisitos para essa aprendizagem. Estimula diferentes processos envolvidos na aprendizagem, entre eles, processos atencionais, perceptivos, conceituais, de acesso lexical e articulatórios. A velocidade da decodificação do estímulo visual tem sido apontada como um preditor do bom e mau leitor. São atividades com diferentes estímulos visuais, sendo eles, cores, ícones em preto e branco, objetos, animais, vogais em letra maiúscula, letras “a” e “e” em letras minúsculas, e números.

ACESSE O SITE E VEJA OS CURSOS DOS TESTES NÃO RESTRITOS UTILIZADOS NA PSICOPEDAGOGIA/NEUROPSICOPEDAGOGIA: https://valecursosonline.com.br/cursos/