A dificuldade de aprendizagem de leitura e escrita pode estar ligada com disfunções neurológicas como a dislexia, que pode acarretar lentidão na aprendizagem, dificuldade de concentração, troca de letras com sons ou grafias parecidas, entre outros problemas. Insta salientar que a dificuldade de aprendizagem de leitura e escrita pode estar também ligada a fatores externos no ambiente escolar, como: sala de aula com muitos alunos, a metodologia de ensino usada pelos professores, a falta de políticas públicas que promovam a formação continuada de professores, tornando o processo de ensino aprendizagem muito das vezes obsoleto.
Outro fator que pode atrapalhar o processo de aprendizagem de leitura e de escrita é o ambiente familiar, tendo em vista que os filhos se espelham em seus pais, sendo assim, um ambiente familiar conturbado pode atrapalhar substancialmente o referido processo, uma vez que pais que não apresentam interesse em acompanhar o estudo dos filhos de certa forma também desmotivam os mesmos.
A aprendizagem, a leitura e a escrita são processos sistemáticos, construídos diariamente no meio social. (FERREIRO, 1996). Destarte, devemos levar em consideração que tal processo está intrinsecamente relacionado com o convívio social e familiar, que envolve o relacionamento entre os pares, construindo paulatinamente a alfabetização.
Martins (1994) assinala que “aprendemos a ler lendo”, mas este ato se relaciona de forma contextualizada, usando a interdisciplinaridade entre prática e ludicidade. A autora enfatiza que os pais possuem um papel fundamental no processo de aprendizagem de leitura e escrita, haja vista que o diálogo auxilia no aprendizado. Rodrigues (2003), por sua vez, enfatiza a importância da família no processo de aprendizagem de leitura e escrita, tendo em vista que o interesse dos pais ajuda o progresso escolar dos filhos.