A leitura representa ferramenta fundamental para a formação social e cognitiva do sujeito, o que o qualifica
para sua inserção na cultura. A habilidade de leitura ocupa papel importante na vida humana, em especial no sistema
escolar, que tem como um de seus principais objetivos ensinar conceitos por meio de práticas que requerem habilidades de leitura.
O ato de ler será aqui compreendido como um processo, no qual a interpretação do que é lido depende, não só do
que está impresso, mas também das hipóteses do próprio leitor, formuladas com base no seu conhecimento prévio, e
do estabelecimento de conexões intertextuais que permitem a leitura significativa (Smith, 1978, 1997).
O Teste de Cloze
Um dos procedimentos para avaliação da compreensão em leitura surgido das pesquisas de Taylor (1953) é
denominado Técnica de Cloze. Consiste na seleção de um texto de aproximadamente 200 vocábulos, do qual, na
proposta original do autor, omite-se o quinto vocábulo, como forma mais adequada para o diagnóstico da compreensão.
Os examinandos devem preencher a lacuna com a palavra que julgarem ser a mais apropriada para a constituição de
uma mensagem coerente e compreensiva. Os escores são obtidos somando-se os números de lacunas preenchidas
corretamente.
Essa técnica tem se mostrado bastante eficaz, tanto do ponto de vista prático, tendo em vista a facilidade de
elaboração, aplicação e correção, bem como do ponto de vista empírico, em função dos altos índices de correlação
positiva de seus resultados com o desempenho acadêmico; isto é, alunos com maiores percentuais no teste apresentam melhores resultados nas médias das disciplinas (Marini, 1986; Santos, 1990).
Referência:
O Teste de Cloze na Avaliação da Compreensão em Leitura
Acácia A. Angeli dos Santos 1,Ricardo Primi,Fernanda de O. S. Taxa,Claudette M. M. Vendramini,Universidade São Francisco, São Paulo