Descrição
Você receberá dois pdfs um versão pais e outro versão da criança para avaliar as dificuldades e capacidades da criança.
O objetivo é avaliar os comportamentos sociais adequados, designados de capacidades e não adequados, designados de dificuldades, em crianças e adolescentes com idades compreendias entre os 3 e os 16 anos (Saud, 2010).
O Questionário de Capacidades e Dificuldades apresenta uma elevada validade e fidelidade na medição dos comportamentos das crianças e adolescentes, pelo que constitui um instrumento de avaliação muito útil. Esta escala possui um formato simples, abrangente e breve, que permite uma maior focalização quer ao nível dos aspetos positivos (capacidades), como dos negativos (dificuldades), fornecendo informações mais precisas sobre dificuldades de atenção/hiperatividade, relação com colegas e comportamentos pró-sociais. As duas outras versões do SDQ possibilitam a avaliação de pais ou cuidadores e a dos professores das crianças. Tanto a versão do SDQ construída para crianças como a elaborada para os seus cuidadores não diferem entre si, apenas variando o grau da pessoa a que se dirige, primeira ou terceira pessoa. Assim, é possível aumentar a comparação dos resultados obtidos (Goodman et al., 2003).
Outras vantagens deste instrumento dizem respeito ao fato de ele se encontrar traduzido para diversos idiomas, estar disponível para usos não comerciais e possuir diversos contextos de aplicação.
A limitação encontrada diz respeito à inexistência de normas para as versões portuguesas. Com a exceção das destinadas a crianças em idade pré-escolar, nenhuma outra versão possui, ainda, normas estabelecidas, pelo que é comum utilizar as normas inglesas na aplicação das restantes versões (Portela, 2011).