Descrição
Teste Aperceptivo Infantil Psicopedagógico
Este teste tem sua origem no CAT, de uso dos psicoterapeutas e psicanalistas para a compreensão de aspectos à personalidade.
O psicopedagogo clínico utiliza três pranchas contendo desenhos de animais em situações humanas para compreenderC, basicamente, três aspectos que favorecem a identificação da modalidade de aprendizagem:
- A) Como é significada a relação ensinante / aprendente; (prancha 1)
- B) Como circula o conhecimento na família. (prancha 2)
- C) Como se dá o aprendizado das convenções e normas. (prancha 3)
Inicialmente o psicopedagogo apresenta ao paciente as três pranchas para que ele as conheça.
Posterior – Instrumental para Diagnóstico Psicopedagógico posteriormente mostrará uma por vez solicitando-lhe que conte uma história, oralmente, relacionada à prancha apresentada.
Deverá, igualmente, ser atribuído um título a esta história. É importante salientar que as pranchas deverão ser apresentadas nesta ordem específica: da galinha, dos macacos e por último dos cachorros, pois elas provocam um aprofundamento das questões inconscientes que aparecerão nos relatos.
Este teste tem sua origem no CAT, de uso dos psicólogos, psicoterapeutas e psicanalistas para a compreensão de aspectos à personalidade.
O psicopedagogo com formação inicial em psicologia pode utilizar três pranchas contendo desenhos de animais em situações humanas para compreender, basicamente, três aspectos que favorecem a identificação da modalidade de aprendizagem:
A) Como é significada a relação ensinante/aprendente; (prancha 1)
B) Como circula o conhecimento na família; (prancha 2)
C) Como se dá o aprendizado das convenções e normas, (prancha 3)
Inicialmente o psicopedagogo apresenta ao paciente as três pranchas para que ele as conheça. Posteriormente mostrará uma por vez solicitando-lhe que conte uma história, oralmente, relacionada à prancha apresentada.
Deverá, igualmente, ser atribuído um título a esta história. É importante salientar que as pranchas deverão ser apresentadas nesta ordem específica: da galinha, dos macacos e por último dos cachorros, pois elas provocam um aprofundamento das questões inconscientes que aparecerão nos relatos.
O enredo da história elaborada pode ser enquadrado em três categorias:
Descritivo:
Estamos chamando de descritivo o texto que não tem um enredo, ele se limita à descrição do que está representado na prancha, não se desloca do que vê. Este tipo pode revelar um paciente com dificuldade de estabelecimento de vínculos, com dificuldade de interagir com o objeto de conhecimento, provocando, assim uma modalidade hipoassimilativa.
Pode ser aquele paciente muito preso ao aqui e agora, com déficit lúdico e criativo, que se prende muito a modelos e esquemas preestabelecidos, que fala pouco, omitindo-se na maioria das situações.
Descontextualizado
Neste caso o texto narrado apresenta um enredo,Porém guardando muito pouco, ou quase nada, das situações apresentadas nas pranchas. Aqui podemos ter um paciente com dificuldades em lidar com a realidade,com os limites, que apresenta uma modalidade hipoacomodativa/hiperassimilativa.
Integrado
Neste caso temos um texto narrativo, adequado ao tema representado nas pranchas, com começo, meio e fim. Neste sentido caberá analisar o conteúdo narrado buscando investigar os tópicos específicos do teste em questão. Após esta análise geral deve-se iniciar a investigação dos temas identificados em cada uma das pranchas conforme detalhado a seguir.
Prancha 1
Esta prancha apresenta uma situação relacionada à alimentação, com três pintainhos sentados ao redor da mesa diante de uma tigela contendo alimento e a silhueta
de um galo ou galinha ao fundo. O tema a ser investigado com a apresentação desta
prancha diz respeito à como o paciente percebe o conhecimento, interage e se apropria dele, ou não, e o papel do ensinante nesse processo, relacionando o alimento da tigela com o conhecimento a ser adquirido.
Prancha 2
Esta prancha apresenta uma cena em que aparecem vários macacos numa sala, sugerindo uma situação de conversa familiar com três adultos e um filhote. Nesta cena deve-se investigar como se dá a circulação do conhecimento na família e como o paciente se percebe e é percebido enquanto alguém que conhece/desconhece no grupo familiar.
Prancha 3
A terceira prancha retrata dois cachorros, um filhote e um adulto, num ambiente que sugere um banheiro e numa situação que pode ser associada a higiene. Neste enredo podem ser investigadas a relação prazerosa ou autoritária e punitiva entre quem ensina e quem aprende, aprendizagem de regras, a percepção de limites.