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ABLA–R: avaliação das habilidades básicas de aprendizagem

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Descrição

ABLA–R: avaliação das habilidades básicas de aprendizagem

  • texto explicativo (fundamentação teórica em linguagem acessível);
  • passo a passo para montar e aplicar o teste;
  • checklist de aplicação;
  • orientações para criança que não vai bem (falha em vários níveis);
  • modelo de relatório que você pode copiar e adaptar.

1. O que é o ABLA‑R?

ABLA – R (Assessment of Basic Learning Abilities – Revised) é um instrumento comportamental que avalia habilidades básicas de aprendizagem organizadas em seis níveis de dificuldade crescente, por meio de tarefas de imitação, discriminação de posição, discriminação visual e discriminações condicionais visuais e auditivo‑visuais.

Ele foi desenvolvido inicialmente por Kerr & Meyerson (1977) e revisado por DeWiele, Martin, Martin, Yu & Thomson (2011). No Brasil, tem sido bastante utilizado com:

  • crianças com TEA,
  • crianças com deficiência intelectual,
  • outros quadros de atraso no desenvolvimento.

1.1. Para que serve?

Com o ABLA‑R você:

  1. Investiga o nível de dificuldade apropriado de tarefas de ensino para aquela criança (Williams & Jackson, 2009).
  2. Descobre quais habilidades discriminativas já estão presentes e quais ainda não foram adquiridas (Vause, Yu & Martin, 2007).
  3. Usa os resultados para planejar e sequenciar o currículo de forma individualizada:
    • em quais níveis focar primeiro;
    • quais seriam pré‑requisitos que precisam ser ensinados antes de objetivos mais complexos (por exemplo, linguagem receptiva).
  4. Diminui comportamentos de fuga/esquiva, porque o ensino fica ajustado ao nível real da criança (Martin & Yu, 2000).
  5. Pode agrupar crianças com nível semelhante de desempenho para otimizar sessões em grupo.

Em termos práticos: o ABLA‑R não é um teste de QI, mas um mapa de repertório discriminativo básico que prediz o sucesso em tarefas mais complexas, como:

  • pareamento por identidade de figuras,
  • discriminação de palavras escritas,
  • compreensão de instruções verbais mais elaboradas (Varella, de Souza & Williams, 2017).