Descrição
ABLA–R: avaliação das habilidades básicas de aprendizagem
- texto explicativo (fundamentação teórica em linguagem acessível);
- passo a passo para montar e aplicar o teste;
- checklist de aplicação;
- orientações para criança que não vai bem (falha em vários níveis);
- modelo de relatório que você pode copiar e adaptar.
1. O que é o ABLA‑R?
O ABLA – R (Assessment of Basic Learning Abilities – Revised) é um instrumento comportamental que avalia habilidades básicas de aprendizagem organizadas em seis níveis de dificuldade crescente, por meio de tarefas de imitação, discriminação de posição, discriminação visual e discriminações condicionais visuais e auditivo‑visuais.
Ele foi desenvolvido inicialmente por Kerr & Meyerson (1977) e revisado por DeWiele, Martin, Martin, Yu & Thomson (2011). No Brasil, tem sido bastante utilizado com:
- crianças com TEA,
- crianças com deficiência intelectual,
- outros quadros de atraso no desenvolvimento.
1.1. Para que serve?
Com o ABLA‑R você:
- Investiga o nível de dificuldade apropriado de tarefas de ensino para aquela criança (Williams & Jackson, 2009).
- Descobre quais habilidades discriminativas já estão presentes e quais ainda não foram adquiridas (Vause, Yu & Martin, 2007).
- Usa os resultados para planejar e sequenciar o currículo de forma individualizada:
- em quais níveis focar primeiro;
- quais seriam pré‑requisitos que precisam ser ensinados antes de objetivos mais complexos (por exemplo, linguagem receptiva).
- Diminui comportamentos de fuga/esquiva, porque o ensino fica ajustado ao nível real da criança (Martin & Yu, 2000).
- Pode agrupar crianças com nível semelhante de desempenho para otimizar sessões em grupo.
Em termos práticos: o ABLA‑R não é um teste de QI, mas um mapa de repertório discriminativo básico que prediz o sucesso em tarefas mais complexas, como:
- pareamento por identidade de figuras,
- discriminação de palavras escritas,
- compreensão de instruções verbais mais elaboradas (Varella, de Souza & Williams, 2017).


