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Segundo a literatura, há uma relação significativa entre as habilidades meta fonológicas e a leitura de palavras reais, pois, para uma leitura ser classificada como boa, parte-se do princípio de que, ativando a representação morfológica e fonológica da palavra, há a sua decodificação precisa. Sendo assim, se o escolar não apresenta a capacidade de representação e um bom desempenho na identificação e manipulação dos sons da fala, ele poderá expor problemas que vão de uma decodificação ineficiente até o prejuízo na compreensão de leitura em um segundo momento.
Um estudo realizado confirmou que a alteração de desempenho em provas de consciência fonológica, memória operacional fonológica e nomeação seriada rápida consistem nos principais fatores de risco para a dislexia, o que corrobora este estudo, no qual os sujeitos com dislexia obtiveram melhora em provas de consciência fonológica, memória operacional fonológica e nomeação rápida que estavam alteradas em situação de pré-testagem devido ao diagnóstico de dislexia destes escolares. A melhora no desempenho de compreensão leitora também pode ser atribuída à automatização trabalhada na intervenção por meio da nomeação automática rápida e leitura, corroborando estudo que mostrou que a nomeação automática correlaciona-se à compreensão de leitura, uma vez que ambas necessitam do reconhecimento adequado das palavras e da utilização dos conteúdos do processamento ortográfico e lexical.